Lançado oficialmente no Brasil o Seres 3 BEV é importado da china pela empresa do mesmo nome (SERES) e chega para “eletrizar” ainda mais a disputa pelo mercado dos carros 100 % elétricos no Brasil. O Seres 3 é um SUV compacto e custa R$ 239.990. O modelo pode vir blindado direto da fábrica pelo custo de R$ 319.900.
O Seres 3 já está sendo vendido no site da empresa (www.driveseres.com.br ) A Seres não pretende ter redes de concessionárias no Brasil, venderá somente pela plataforma, mas colocará veículos em locais estratégicos para que o público possa conhecer os modelos.
O Seres 3 deve ser o concorrente direto do Hyundai Kona EV, e também do recém lançado Volvo EX30 que deverá chegar ao Brasil no próximo ano.
Mas, afinal, quem é a Seres? A fábrica nasceu em 2016, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e sua principal parceira na fabricação de carros é a Huawei – fabricante de celulares. Os seus principais investidores são os grupos Dongfeng e Sokon (DFSK). A Seres opera globalmente em sete fabricas duas na China, quatro nos EUA e uma no Japão.
MOTORIZAÇÃO E DESEMPENHO
O Seres 3 trata-se de um SUV compacto com propulsão elétrica (motor fica na dianteira) que gera 163 cv e 30,6 mkgf de torque. Tem tração traseira. O conjunto promete aceleração de zero a 100 km/h em 8,9 segundos. Já a velocidade máxima fica em 160 km/h.
AUTONOMIA
Com um pacote de baterias de íon de lítio de 52,7 kWh, o Seres 3 promete autonomia de até 209 km de autonomia, de acordo com o Inmetro. Em carregadores de 50 kW, o tempo de recarga – de 20% a 80% – é de 30 minutos. A recarga residencial completa, com carregador de 6,6 kW, leva 8 horas.
MEDIDAS
Em números, tem 4,39 metros de de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos fica em 2,66 m. Já no porta-malas, de acordo com a marca, cabem 318 litros.
Conteúdo de série
O SUV elétrico conta com seis airbags, assistência de partida em rampas e controlador de velocidade. Tem, ainda, bancos revestidos com couro (dianteiros com regulagem elétrica), três modos de condução (Comfort, Eco e Sport). A central multimídia tem tela de 10,25″ e há tecnologias como câmeras 360º e carregamento de celular sem fio, por exemplo. As rodas têm 18″ e calçam pneus 225/55.
Em síntese, a lista ainda oferece ar-condicionado automático, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por interruptor elétrico e aquecimento dos assentos dianteiros.
Outros itens
Por dentro, o Seres 3 oferece acabamento em tons de cinza e grafite com elementos do painel em preto piano e cromado. Em relação à assistência de condução, o SUV elétrico vem com controle de subidas e de descida, alerta de saída de faixa e de colisão frontal, câmera panorâmica 360º e Apple Carplay. A direção tem assistência elétrica. O único opcional, de fato, é a blindagem, feita pela Armor.
Ademais, o modelo tem garantia de oito anos para bateria, motor elétrico e controlador e tem cores azul, branca, cinza e preta. Nas unidades blindadas, a garantia total da blindagem é de 6 anos. A Seres, que tem sede em Barueri (SP), não terá concessionárias. Assim como faz a Tesla,a nova marca venderá por meio de plataforma, sem intermediários. Em paralelo, estarão disponíveis locais de experimentação do produto nas cidades de maior demanda, como Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina.