O tão aguardado lançamento do Toyota GR Corolla aconteceu no Festival de Interlagos. O cenário não poderia ser diferente afinal o novo esportivo foi desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing – a divisão de automobilismo da Toyota – responsável pela concepção e criação do novo modelo que teve, inclusive, a participação do próprio Akio Toyoda, presidente Global da Toyota e também piloto.O Toyota GR Corolla vem, pela primeira vez, equipado com carroceria Hatch e motor esportivo 1.6 turbo de três cilindros, 304 cv e torque de 37,7 kgfm. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 229, km/h. O câmbio é manual de 6 marchas, com ajustes em três diferentes níveis: Eco, Normal e Sport. Tração é integral (4X4).
O GR está disponível em duas versões: Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990). Apenas 99 unidades do GR Corolla serão vendidas no Brasil. Os modelos já estão disponíveis nas quatro lojas da GR Garage – localizadas em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
O Toyota GR Corolla tem 4,40 metros de comprimento, 1,48 metros de largura, 1,85 de altura e 2,64 metros de entre-eixos. A carroceria veio com bitolas mais largas e recebeu mais de 300 pontos adicionais de soldas para ajudar na estabilidade, segurança, conforto e desempenho em altas velocidades.
O esportivo Hatch da Toyota vai enfrentar o Honda Civic Type R (R$ 429.990), lançado recentemente. Ambos os modelos tem características e preços semelhantes. Os dois esportivos foram concebidos como carros de corrida, mas com características adaptadas para vários tipos de asfalto e terrenos.
O Toyota GR Corolla na versão Circuit custa R$ 45.000 a mais do que a versão Core. Entre os elementos que contribuem para essa elevação de preço estão os alertas de ponto cego, carregamento por indução, head-up display e, principalmente, o teto em fibra de carbono que diminui o peso do carro e, consequentemente, ajuda na alta performance do veículo em pistas de alta velocidades.
Abaixo mais informações sobre o Toyota GR Corolla
Tração integral GR-FOUR
O esportivo ganhou o GR-FOUR, o primeiro sistema esportivo de tração integral da Toyota em mais de 20 anos. Por meio de um botão seletor, o GR Corolla ajusta seu desempenho de tração nas quatro rodas para atender às necessidades do motorista. Para situações cotidianas, a condução pode ser ajustada em 60:40 (dianteiro/traseiro). Caso a configuração desejada seja mais esportiva, o equilíbrio pode deslocar-se para trás, com distribuição 30:70. Porém, se o cenário é de estabilidade máxima, uma configuração de 50:50 pode ser usada para uma condução rápida. Em cada modo, o equilíbrio do torque será ajustado automaticamente em resposta às entradas do motorista, comportamento do veículo e condições da estrada ou pista.
Motorização
O GR Corolla é equipado com um motor 1.6 turbo de três cilindros, capaz de entregar 304 cv e um torque de 37,7 kgfm. Esse é o mesmo propulsor turbo alimentado G16E-GTS usado no GR Yaris, apenas com aprimoramentos para um ganho maior de potência.
O propulsor também se beneficia de tecnologias de automobilismo que maximizam seu desempenho, incluindo resfriamento de pistão de jato de óleo múltiplo, válvulas de escape de grande diâmetro e uma porta de admissão parcialmente usinada.
SUSPENSÃO
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, que é leve e maximiza o potencial de aderência dos pneus. A suspensão traseira usa um conjunto multilink do tipo double-wishbone
Segurança
Todos os modelos GR Corolla vêm de fábrica com o Toyota Safety Sense 3.0 (TSS 3.0)
O Sistema de Pré-Colisão (PCS) com detecção de pedestres também é capaz de detectar motociclistas e ciclistas em determinadas condições. Tem ainda o Alerta de Saída de Faixa e está equipado com Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar (DRCC), projetado para detectar o veículo à frente e ajustar a velocidade para manter uma distância predefinida. Conta ainda com o recurso Assistência à Sinalização Rodoviária (RDA) , projetado para reconhecer certas informações de sinais de trânsito
Sistema de Freios
O sistema de freios do esportivo é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na dianteira e 11.7” na traseira. Além disso, os discos de freio são ventilados e possuem ranhuras, melhorando a dissipação de calor e evitando o superaquecimento durante a frenagem intensa.
Design externo – beleza funcional
Embora a estrutura básica da carroceria do Corolla hatch tenha sido adotada para o GR Corolla, os para-lamas dianteiro e traseiro são 30 mm mais largos para entregar uma experiência de direção mais empolgante. A grade frontal mais ampla favorece a admissão de ar.
Os escapamentos triplos aumentam ainda mais a potência do motor e enfatizam a traseira única, poderosa e esportiva do GR Corolla. Um silenciador equipado com válvula reduz a entrada de ar no para-choque dianteiro e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô. Ou seja, mais que um visual agressivo, todos os elementos que compõem o design também são funcionais.
Design interior
A alavanca de câmbio de curso curto posicionada para operação natural permite mudanças rápidas de marcha. O freio de estacionamento, manual. O modelo não contempla apoio central de braço para o motorista, justamente para viabilizar mais espaço em casos de manobras mais agressivas
O painel de instrumentos foi inspirado em carros de corrida para refletir a visão de pilotos profissionais, o novo display melhora a visibilidade do condutor durante a direção esportiva e contém informações sobre pressão de turbo, indicador de posição de marcha e tacômetro. A central multimídia tem tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
O volante conta com ajustes de altura e profundidade. O ar-condicionado é digital dual zone e a direção é eletro assistida progressiva (EPS). Para fechar o visual esportivo, as pedaleiras são cromadas, os bancos contam com assentos esportivos com acabamento de camurça
Cores
O GR Corolla está disponível em quatro cores: Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico).
Versões Core e Circuit
A versão Core conta com bancos esportivos de couro e suede na cor preta, com detalhes e costuras em vermelho e encostos de cabeça com emblema GR. A versão Core possui ainda o pacote High Grade que inclui: Calipers customizados (vermelhos + logo GR), saídas de ar para refrigeração no capô, Rodas BBS – forjadas, bancos customizados (Padrão GR – material suede), consoles com acabamento Black Piano,TSS3 (Toyota Safety Sense gen3),Diferencial TorSen®️ (sensível ao torque) com deslizamento limitado (LSD), Estepe temporário.
Na versão Circuit o principal diferencial é o teto de fibra de carbono. Além disso, são acrescentados head-up display (HUD), alerta de ponto cego (BSM) e carregador por indução