‘’Às vezes, as primeiras impressões podem ser enganosas. Sim, o novo Volvo EX30 é o nosso menor SUV da história. E sim, terá um preço atraente. E poderá gerar um impacto inimaginável, representando uma das nossas maiores oportunidades de negócios nos próximos anos.’’ Com essas promessas e afirmações a Volvo lançou em Milão na Itália o EX30. ´´É o nosso primeiro SUV premium que irá expandir nossa oferta totalmente elétrica para 4 versões: Volvo EX90, EX30, XC40 e C40” Assista ao vídeo abaixo
O EX30 incorpora design em um formato menor. Uma longa distância entre eixos, rodas grandes e saliências iguais trazem equilíbrio e requinte ao exterior. É distintamente elétrico, com um rosto confiante, escudo fechado e uma versão digital dos faróis de Thor’s Hammer. Cinco cores exteriores vibrantes, do elegante Cloud Blue ao brilhante e expressivo Moss Yellow.
O comprador do EX30 poderá escolher entre dois tipos de baterias que melhor se adaptar as suas necessidades. ara que pretende utilizar o veículo prioritariamente na cidade ou tende a percorrer distancias mais curtas entre cargas, a primeira opção é a de motor único com bateria LFT (fosfato de ferro e lítio) que é mais econômica e fornece 51 kWh (272hp) e levando o EX30 de 0 aos 100 km/h em 5,78 segundos
Para quem pretende maximizar o alcance, o EX30 com a variação de motor único e uma bateria de alcance estendido NMC é a escolha recomendada. A bateria NMC possui lítio, níquel, manganês e cobalto e produz sua energia com mais eficiência do que a variante LFP. Esta opção de motor único e alcance estendido oferece um alcance de até 480 km entre as cargas, de acordo com o ciclo de condução WLTP. Com essa versão de 69 kWh (272 hp) o 0 a 100 km/h é alcançado em 5,3 segundos.
A Volvo promete um carregamento rápido no EX30. Sua velocidade de carga pode chegar até 153 kW, dependendo da versão. Isso significa que você pode carregar sua bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do display central do carro e do aplicativo, você pode definir a amperagem, o nível máximo de carga e quando deseja iniciar a carga.
O chassi do EX30 foi ajustado para aproveitar ao máximo as dimensões compactas do carro. “Seu baixo centro de gravidade, bem como seu peso relativamente baixo e uniformemente distribuído são complementados pela facilidade de direção e agilidade na cidade e fora dela.”
O EX30 foi projetado para ter a menor pegada de carbono de qualquer carro da Volvo até o momento Ele usa materiais renováveis e reciclados,. Cerca de 25% de todo o alumínio, 17% de todo o aço e os plásticos utilizados no interior do EX30 são reciclados e cerca de 30% das peças de decoração utilizam plástico reciclado, bem como superfícies recicladas e renováveis.
O EX30 foi projetado com elevado padrão de segurança. Por exemplo, possui um sistema segurança especial para bicicletas que alerta quando o motorista está prestes a abrir a porta na frente de um ciclista, scooter ou corredor.
“EX30 é o nosso primeiro carro a incluir uma nova geração do nosso popular recurso Park Pilot Assist. Ele pode lidar com diversos tipos de vagas de estacionamento, incluindo o estilo curvo, paralelo, perpendicular e diagonal, facilitando o estacionamento em espaços apertados.
O EX30 vem com uma funcionalidade de chave digital conveniente para quem precisar compartilhar o carro com outras pessoas. O aplicativo dedicado ao carro contém serviços relevantes, desde o carregamento até encontrar seu carro em um estacionamento movimentado, trancá-lo e aquecê-lo em um dia frio de inverno. O EX30 também está preparado para receber atualizações de software over-the-air (OTA) que o tornarão melhor com o tempo.
Para os diretores da Volvo com esse modelo “entramos em um segmento novo e em rápido crescimento para nossa marca. Há uma demanda crescente de consumidores em todo o mundo por SUVs premium pequenos e totalmente elétricos. Por exemplo: muitas pessoas que moram na cidade procuram um carro que traga comodidade e lhes permita se deslocar para o trabalho e se locomover de uma forma que reflita quem elas são” enfatizam.
A Volvo promete que o EX30 terá um preço bem atraente e isso “significa que nossos clientes podem obter um SUV premium, totalmente elétrico, por um preço semelhante ao de um carro com motor à combustão. O que nos deixa esperançosos para que seja um de nossos modelos mais vendidos nos próximos anos”.
No Brasil a Volvo tem investido em eletrificação e encerrou 2022 com mais de 1.000 eletropostos AC instalados em todo país, além de 9 pontos de carga rápida, cobrindo aproximadamente 3.000 km de rodovias e ligando o Estado de São Paulo ao Paraná e a Minas Gerais.