A Volkswagen comemora 50 anos do VW Brasília. Lançado em junho de 1973 e aposentado em 1982 o modelo se tornou um ícone para a indústria brasileira.O Brasília atingiu a marca de 1 milhão de unidades fabricadas em seu sétimo ano de mercado sendo o segundo veículo da marca VW a conquistar tal feito – o primeiro foi o Fusca.De acordo com a Volkswagem do Brasil o Brasília ´´foi exportado para mais de 25 países, incluindo México, Venezuela, Portugal e Nigéria, seus principais mercados e saiu de cena em março de 1982, deixando uma legião de fãs até os dias de hoje. Sim, o avô do Volkswagen Polo fez história…”
Nunca emplacado, o modelo mantém toda sua originalidade e tem somente 460 quilômetros em seu hodômetro. Seu motor é um 1.6 a gasolina com carburação dupla e está cuidadosamente guardada na garagem da Fábrica Anchieta em São Bernardo dos Campos, SP.
Essa unidade, uma das últimas produzidas antes do fim do modelo, saiu diretamente da linha de produção para as salas da engenharia da Volkswagen do Brasil, está pintada na cor metalizada Verde Mármore. O interior apresenta revestimento vinílico nas portas e laterais de bancos, detalhes em madeira no painel e conta com um relógio do lado esquerdo do quadro de instrumentos. A versão LS também ostenta acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.
O veículo concebido tinha o seu ponto marcante no tamanho do para-brisa dianteiro, de dimensões realmente incomuns para a época. Com suas linhas retas e equilibradas, o Brasília inaugurava uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro. O carro seduzia amantes das viagens pelo grande porta-malas dianteiro de 135 litros e pelo bagageiro interno, que possuía 273 litros com a possibilidade de alcançar até 970 litros.
O modelo inicial era equipado com motor 1.600 cm³ de 60 cv. Em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv. O modelo já trazia recursos de segurança como painel acolchoado, freios a disco na dianteira, trava especial no capô dianteiro e estrutura já desenvolvida para absorver a energia cinética em caso de colisão, melhorando assim, a segurança dos passageiros.